terça-feira, 31 de maio de 2011

listar uma ova!

o enzo e o eduardo começaram a listar romances e contos. e eu me meti mesmo, dizendo do absurdo da coisa. ora, onde já se viu?! só louco mesmo pra listar algo do tipo "melhores e piores". 

pois então o enzo fez lista especialmente pra mim. pra provocar, é claro. lista dos filmes, dos melhores, pra ele. e eu digo que gosto do critério que eles utilizaram, de pensar nas histórias (em livro ou em filme) que mais tocaram a cada um deles. faz todo o sentido. mas eu jamais farei isso. eu estaria pisando amargamente em muita coisa boa que em determinado momento da minha vida muito me significou. 

e de outra coisa que muito gostei foram as mini-resenhas escritas pelo enzo para cada filme. acho isso o máximo, satirizar aquilo que muito representa a nós. nada de levar a coisa tão a sério assim. amo mesmo tudo isso.

então seguem as tais listas dos doidos-de-pedras-e-livros-e-afins:
_ _ _ _ _  

Meus filmes preferidos. Filmes que amo amo demais, que me construíram. Com certeza já vi mais de cinco vezes cada um. Acompanha mini-resenha debochada. 

1º O Paciente Inglês. Casa de swing no Egito deixa alguém segurando vela, e toda a poesia que se pode tirar disso. 

2º Iris. Judi Dench e Kate Winslet dançam quadrilha para contar duas épocas de vida da escritora Iris Murdoch. Fique longe de cordas, giletes ou fornos a gás.  

3º Contato. Jodie Foster é uma loca hightech do deserto que ganha um presentão da vida. 
 
4º As asas do amor. Helena Bonham Carter faz a exu caveirinha tentando tirar dinheiro de cadáver. 

5º Além da Linha Vermelha. No meio da guerra, os soldados viram filósofos ou budas ou maridos exemplares e ensinam como (não) estar em um lugar.



as famigeradas listas: sempre há quem as critique.
eu adoro. onde há uma, eis eu e minha caneta anotando sugestões.
o enzo potel fez há pouco, um top 3 para romances e contos lidos lá na coluna dele

deixo o meu:
1º Crime e Castigo, do Dostô.
2º O ajudante, de Robert Walser
3º O apanhador no campo de centeio (salinger), O grande Gatsby (Fitzgerald), Inferno (barbusse)? Breve romance de um sonho (schnitzler), O processo (kafka)?

Empate, vai. Não sei precisar qual.

Obs 1: O critério que utilizei foi o mesmo do enzo: obras que vão fundo, que mexem com a gente. porque há várias obras, dentro dos meus "favoritos", que estão lá por outros motivos. Caso do louco "Macunaíma", ou do enfadonho "O ciúme", do Robbe-Grillet, um livro raso como uma poça que não recomendo a ninguém, mas no qual aprecio a cara de pau do autor.

Obs 2: Desculpem-me pelo primeiro lugar óbvio, mas tem que ser. Ele pôs um machado na minha mão.

Obs 3: Se fosse para considerar "A obscena senhora D", da hilst, como um romance, então ele deveria estar aqui. Mas vou contá-lo como uma narrativa curta, prosa poética. Deixo a lista para os romances mais tradicionais.

-----------------------------------------

E quanto aos contos, céus, que dificuldade. Não consigo definir 3, nem precisar qual o favorito. Alguns:

 - Bliss - katherine mansfield
 - Casa Tomada/As fases de severo de J. Cortázar
 - Nota de pé de página, de Rodolfo Walsh
- A queda da casa de Usher, Poe.
 - A prodigiosa tarde de Baltazar, de Gabriel G. Marquez
_ _ _ _ _ 
í.ta**

3 comentários:

Eduardo Silveira disse...

fazer listas ou não é mais uma das escolhas dos leitores. depende de cada perfil.
Há um livro, lançamento, chamado A vertigem das listas, do Umberto Eco
quem tiver grana...
...mas pra quem, como eu, não tem, fica aqui uma lista fresquinha!:

"os três melhores livros para quem tá sem grana e só compra em sebos"
- "o gato e rato, gunter grass" tá baratíssimo na Estante Virtual. romance foda.
- "o encontro marcado", romance do f. sabino, bom e barato.
- "bagagem" adélia prado - vcs ja viram como este está barato esse livro na EV? Céus, ele é lindo!

fui! abraço,íta.

Moni. disse...

Concordo com o Edu. Eu curto listas, apesar de ser péssima em fazê-las, afinal, escolha é sempre uma tortura para geminianos.

Quando a lista vem de quem a gente curte a escrita, o estilo, a ideia, certamente é dica das boas...

;-)

Moni

livia soares disse...

Ah, eu gosto muito dessas listas.
O melhor é a discussão que elas geram... é por isso que a gente inventa de fazer listas, não é?
Um abraço.