quarta-feira, 2 de março de 2011

sobre o scliar

jornal anotícia, aqui de joinville/sc, ligou pedindo algum dizer sobre a morte do scliar. eu dizo. taí, então :)


Autor dos livros de cabeceira

“Eu senti muito a morte do Moacyr Scliar porque justo neste começo de ano eu estava lendo dois livros dele: o ‘Contos Reunidos’, que é uma junção de vários contos que ele publicou durante a vida, e ‘O Exército de um Homem Só’, um livro da década de 70 que causou muito barulho quando foi lançado. E logo ele adoeceu e fiquei muito triste que ele tenha partido agora, quando eu estava conhecendo melhor a obra dele.

O que me impressiona na escrita de Moacyr Scliar é como ele consegue uma potência nos contos dele: são curtos e, em duas ou três páginas, ele prende o leitor. Mas acho que a influência dele vai continuar por muito tempo, ele produziu durante praticamente 60 anos e há muito o que ser estudado sobre a obra dele. Por exemplo, ao ler o que ele escreveu quando começou e os últimos livros, percebe-se claramente a evolução dele como escritor.”

Ítalo Puccini, escritor e professor de língua portuguesa e literatura.


os dizeres de duas professoras minhas, sueli cagneti e taiza mara - as duas melhores da graduação em letras - estão na mesma matéria, que pode ser conferida aqui.

ítalo.

8 comentários:

Elenice disse...

meu inzibido mais lindo
^^

Rikki-Tikki-Tavi disse...

amém, chovendo posts.

Assis Freitas disse...

também gosto dos contos do Scliar, uma grande perda


abraço

Dilberto L. Rosa disse...

Sem dúvida, uma grande perda, especialmente em se falando de uma escrita humana e bela... Belas e precisas as tuas palavras: incrível como a Arte une desconhecidos... Certa vez, falei que me sentia amigo do Tom Jobim numa de minhas croniquetas... Abração!

Vanessa Souza Moraes disse...

Eu o vi na Fliporto, novembro passado, e ele parecia tão apagadinho...


http://vemcaluisa.blogspot.com

Moni. disse...

E os cretinos cheios de saúde por aí...

(cretinos é a cara do Laudenir, né?)

rs

Parabéns pela 'visibilidade'

Bjs

Rubens da Cunha disse...

bom, foi um belo depoimento, acho que indiquei a pessoa certa para falar do Scliar :))

Anônimo disse...

inzibido (2)
tens razão as duas são as melhores mesmo :D
gostei do que tu dizeu do scliar.

beijos
amanda