domingo, 28 de novembro de 2010

e os livros vão para...

cláudio b. carlos (cc) e enzo potel leram e releram e treleram os poemas do concurso aqui do um-sentir.

e escolheram, cada um, um poema vencedor. aquele que para eles foi o melhor poema.

a saber:

poema "Finesse", de Mucio Góes.

FINESSE


 Dona
de uma fineza
absoluta:

na sala, Sartre,
na cama, Sutra.


poema "redondilhas", de guto leite.

redondilhas

quando eu tinha cinco anos
disse a criança de sete
descobrindo a nostalgia
_ _ _ _ _ 

agora, palavras de cc e de enzo sobre o concurso e a escolha:

"Incentivo

O Ítalo Puccini é um grande incentivador. Incentiva quem faz literatura, e incentiva quem consome literatura. O um-sentir está cada vez mais se firmando como um pólo disseminador de cultura. E agora essa! Que baita idéia o Ítalo teve! Espero que esse seja o primeiro de muitos concursos promovidos pelo Ítalo. Sou parceiro. Serei sempre parceiro. Parabéns ao Ítalo! Parabéns aos participantes do concurso!   

Sintonia

Escolhi “Finesse” como o melhor poema. Levei em conta o conteúdo, a ortografia, a clareza, e a concisão (dizer tudo em poucas palavras é para poucos). Após a escolha do poema escrevi um e-mail para o Ítalo, sugerindo uma menção honrosa. Outro poema havia me deixado com uma pulga atrás da orelha: “redondilhas”. A escolha estava feita, mas deixar de falar sobre “redondilhas” não estava certo... Em resposta ao meu e-mail o Ítalo me encaminhou um e-mail com a escolha do Enzo: “redondilhas”. Feito. Estava tudo certo. Putaqueopariu! Que sintonia! Temos assim os dois poemas premiados: “Finesse” e “redondilhas”.
  
Toque

Um toque aos demais participantes: escrever é revisar, e ter paciência. Muita paciência, muita revisão. Muitos participantes mandaram boas idéias, mas esqueceram da revisão. Boas idéias, mas ainda verdes. Escrever é ter paciência..." 

cc
_ _ _ _ _ 
"Foi uma coisa maravilhosa ver poemas tão diferentes competindo num mesmo espaço. Porque cada poema é uma matemática infinita de estilos, vidas, leituras, respirações e eurekas. Eu vi gente que lê Ana C., eu vi gente lê Drummond. Mas apareceu um poema que me atingiu como tiro, e eu era um travesseiro de plumas; eu achei tão maravilhoso o poema que em hipótese alguma eu pensei: esse é o vencedor - porque eu estava dentro do poema, apaixonado, e não sairia tão cedo para pensar em qualquer outra coisa. Mas eu saí e terminei de ler os outros, e a maioria se mostrou de muita qualidade, e eu estava com os olhos brilhando por um novo tiro; o que não aconteceu. Voltei para ficar, de mala e cuia, no 'redondilhas'."

enzo.
_ _ _ _ _ 
lembrando aqui o regulamento do concurso. 
os dois avaliadores leram os poemas sem saber quem os havia escrito. 
_ _ _ _ _ 
mucio góes e guto leite receberão, portanto, os livros:
"um arado rasgando a carne", de cc;
"cura", de enzo potel;
"conto de facas", de enzo potel.

super parabéns aos dois!
e o meu muito obrigado a todos os que se dispuseram a participar!
_ _ _ _ _ 
e fiquem ligados para novos concursos que acontecerão aqui pelo um-sentir.
logo, logo.

í.ta**

7 comentários:

Anônimo disse...

que legal o resultado!!!!

admiro profundamento Mucio Goes, tenho os 2 livros dele e ele, realmente, diz tudo num pouco.
Guto Leite nao conheço mas gostei do poema dele....

bjs pra todos! Gisele

Aninha Kita disse...

Poemas instigantes, gostei, muito. Comentários admiráveis, daqueles que se quer reler e "treler". rs

Parabéns, Ítalo, pela iniciativa e claro, pela execução com sucesso.

Beijos.
Ana

Eduardo Silveira disse...

ahhhhhh, pena, num ganhei :(
rs, muito bom participar
gostei bastante da ideia do concurso, íta.

e parabéns aos dois,
adorei o Finesse! baita poeta, o múcio.

Moni. disse...

CC e Enzo foram certeiros.
Prêmio mais que merecidos.
Nem sei escolher entre um e outro..
Parabéns aos autores e a ti, pela iniciativa.

Beijo, beijo!

mg6es disse...

q ótima notícia em plena segunda! agradecer aqui ao Ita, pela força, incentivo e disseminação da poesia, um ativista!

muitíssimo obrigado a todos,

aquele abraço!

mg6es.

Lara Amaral disse...

Excelentes poemas, gostei muito! Parabéns aos ganhadores, foi merecido.

Abraços.

Talita Prates disse...

Reafirmo meus parabéns à bela iniciativa, Ítalo!

um beijo,

Talita
História da minha alma