sábado, 6 de março de 2010

tudoaomesmotempoagora

esta semana atualizei minha página no skoob, mais um dos sites de relacionamento, só que este voltado aos livros, às leituras, ao que cada um leu, tá lendo, vai ler, tem, empresta ou troca. enfim, é mais uma ferramenta de interação válida, dessas que a internet tanto nos possibilita. também não é motivo de achar isto o máximo dos máximos, mas ignorar talvez não seja o caminho.
_______
pois assim fiz. tenho lá meu perfil, meus livros lidos, os que estou lendo, e outras coisitas mais (e ainda há detalhes a organizar por lá. mas uma coisa de cada vez). e por lá consigo contatar várias pessoas, vários livros, numa troca bastante interessante.
______
e foi justamente ao atualizar minha página no skoob que fiquei matutando sobre a quantidade de coisas que lemos bem no estilo "tudoaomesmotempoagora". a listar o meu caso, por exemplo. nesta semana li monte de livros: terminei "o olho da rua", da eliane brum. reli partes do "antes de nascer o mundo", do mia couto. li contos do rubem fonseca, do livro "64 contos de rubem fonseca". li crônicas do rubem braga, do livro "200 crônicas escolhidas de rubem braga". li um pouco de "o pequeno príncipe", mais um bocado do "ensaio sobre o cegueira", do saramago, e mais um pouco do "harry potter e a pedra filosofal". sem contar as revistas, os jornais, os blogs e os livros teóricos-de-cada-dia.
______
é leitura por demais da conta, às vezes acho. e quantas leituras a cada dia desejo fazer e não dou conta? e é aí que me encuco: até que ponto é salutar isto, este ler aos montes num mesmo tempo? é a isso que se chama contemporaneidade, mundo pós-pós-moderno? não é assim que somos vendidos hoje em dia? do fazer tudo em tempo recorde, tudo ao mesmo tempo, relacionando até o que não se é possível estabelecer relações?
_____
será que ler um livro só de cada vez é tão bom assim? ganha-se mais com uma leitura assim, será? ou torna-se uma limitação? ou, na verdade, o importante, e ponto final, é ler, independentemente do quanto, do quando, do que, e etecéteras e tals?
______
não sei, não sei. e me sinto confortável neste não saber, tão importante quanto um saber. a insegurança às vezes é mais convidativa do que a segurança. a dúvida à certeza. será?
___enfim, um post cheio de interrogações. um post inacabado. como deve ser, acho. como são nossas leituras. pois terminar de ler um livro não significa exatamente tê-lo terminado, não é mesmo?
_____
í.ta**, embaralhado.

10 comentários:

A Moni. disse...

Lindo embaralhado, esse Ítalo!

Eu tb tenho um perfil no Skoob, achei bem interessante, é como se eu tivesse um método agora pra organizar a estante, ainda que esteja tudo bem atrasado por lá...rs. Ainda não consegui arranjar tempo pra usar o Skoob como ferramente de pesquisa, de troca de sugestões...falta tempo. Tempo, tempo...sempre ele! Mas são tantas redes, tantas coisas pra dar conta, né?

E ainda tem as leituras! E poxa...eu admiro que consegue, como você, ler um monte ao mesmo tempo. Quando faço isso não dá certo. Queria ter tempo pra levar a vida fazendo isso: lendo. Os livros, revistas, blogs e o que mais aparecesse pela frente. Mas aí já não seria só isso, porque a leitura me remete, necessariamente à escrita. E pronto, mais uma atividade!

Mas não se encuque não. se você dá conta, adiante! Tem um mundo de informação aguardando teus olhos ágeis...

Beijos, querido! Ótimo fim de semana pra você!

Linda Simões disse...

Ítalo,

também faço isso com relção aos livros! rsrsrsrsrs

Pensei que era somente eu que fazia isso!Ainda bem que não sou a única!rsrsrs Nem vou me achar louca,maissss!

E ainda tenho mania de anotar tudo!


Pois sim!

Um abraço,

Linda Simões

G. F. Busnardo (Gui) disse...

Sei lá. Gosto de ler um livro de cada vez, com calma. Acho que não consigo ler mais do que um ao mesmo tempo. Por falta de tempo, vontade (já que gosto realmente de ler antes de dormir - talvez por isso a "falta de tempo" - já que reservo a leitura somente para essa hora). E talvez, porque fico muito ansioso para saber como a história termina, e então não consigo começar outro livro. mas, invejo as pessoas que conseguem ler mais de um livro ao mesmo tempo. Assim, ao menos, não há um monte de livros não lidos na estante ;D

Elaine Lemos disse...

Dúvidas sempre...

Acho que é isso: ler é o que importa. Cada um a seu tempo, o quanto pode.

Estava com saudades de aqui...

Obrigada pelas constantes visitas! Prometo atualizar em breve.

Um abraço!

Canteiro Pessoal disse...

Ítalo,

obrigada pela visita, e perdoe-me pela ausência no teu espaço. A frase final citado por ti, também amo por demais e é grito no meu íntimo. A imagem com o objetivo de chamar a 'atenção do leitor para as letras do alfabeto que são ditadas formando palavras, frases e páginas inteiras. Pois é, quando só restam palavras, nenhuma palavra é demais'.

Abraços querido!

Priscila Cáliga

Nydia Bonetti disse...

Parece que vivemos mesmo, a era das urgências e da falta de tempo, Ítalo. Vou lá correndo conhecer o o Skoob. (Embora não tenha tempo pra mais nada):) Abraço!

Eduardo Silveira disse...

Gostei muito dessa sua postagem, pois me identifiquei muito ela. Primeiramente pq me sinto quase um especialista nessa rede social, rsrs, já que bato cartão lá todo santo dia. Dessa rotina alucinante, é a única rede social que alimento (além dos blogs é claro) As demais estão bem abandonadas.
Segundamente, identifiquei-me porque vivo fazendo essa mesma reflexão que vc fez. Eu sou daqueles alvoroçados, que lê um monte de coisas ao mesmo tempo, sendo que possui pouco tempo para uma leitura atenta e calma, que é o ideal. Atualmente, encontro-me amarrado com vários livros. Não vejo a hora de diminuir para uns 4 ou 5 títulos simultâneos, que pra mim é o ideal. Eu não vejo nenhum prejuízo em se ler um teórico, um de poemas e um romance e mais algum, por exemplo, concomitantemente. O importante é vc conseguir ler todos com calma. Minha meta é chegar nisso, rsrs.
E quanto ao skoob, mais especificadamente, gosto muito. Uma ferramenta gostosa, boa para se trocar ideias, e também livros caso queira. Bom de lá também (cacofonia ON) é o fato do skoob funcionar como sua memória virtual. Leio uma referência num artigo, ou alguem me aconselha um livro = jogo no skoob como "vou ler". POr conta dessa brincadeira, estou com quase mil para ler, mais uma prova do olho grande que tenho para livros. =)
A verdade é que cada um tem um jeito próprio de organizar suas leituras.
Mas, enfim, já falei bastante, e devo chorar um pouco a mal-fadada rotina nossa de cada dia, como o pessoal aqui de cima fez tbem.
Ah, e o sr. trate de continuar aparecendo por lá, que pretendo roubar umas sugestões de leitura ^^

Abraçoo

tania não desista disse...

oi ítalo!..adoro ler...sem compromissos..leio vários livros... conforme a vontade é soberana. dependendo do momento busco a leitura adequada. demoro um bom tempinho para acabá-los...
mas gosto assim...degustar sem ficar anciosa.... jornais ,revistas
um mundo imenso a leitura.
como artista plástica ...aprendi a diversificar e acalmar a mente.
boa leitura! ler vários livros pode não ser bom para todos...
entretanto outros adoram!
bj
taniamariza

tania não desista disse...

perdão...errata

.....ansiosa


taniamariza

Hazel disse...

Íta, também sou da turma dos fãs de livros. Ah, como sou!
Mas no meu caso, eu prefiro ler com método, ou seja, um livro de cada vez. Gosto de mergulhar dentro do livro que estou a ler, concentrar-me nele, e pensar nele quando não estou a lê-lo.

Ora, imagina a confusão que seria se estivesse a ler vários.

Nunca li o Pequeno Príncipe, mas está na minha lista de livros a ler.