segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

o contador de histórias

eis a contação de histórias imperando novamente neste blog.
eis mais uma referência sobre esta temática.
eis mais uma história de vida contada.
____
já deixei claro aqui meu apreço, até certo ponto ingênuo, por filmes com temáticas literárias. "o contador de histórias" não é filme que tem como base algum livro ou escritor. mas apresenta algumas histórias de vida como elas devem ser apresentadas: contadas.
____
é filme nacional, do ano passado. sob direção de luiz villaça, o filme mostra a vida de roberto carlos ramos (cleiton santos, na idade adulta), pedagogo mineiro e um dos melhores contadores de história da atualidade. criado na febem desde os seis anos de idade, aos 13 anos ele conhece a pedagoga francesa margherit duvas (maria de medeiros), que muda sua vida radicalmente.
_______
as histórias de vida de roberto carlos e de margherit duvas são narradas, no filme, pelo personagem de roberto carlos. e o próprio roberto calor ramos faz uma aparição, ao final, que explica por que o nome é "o contador de histórias". o fato de ser uma história verídica dá credibilidade ao filme, evitando que comentários do tipo "isso só acontece em filme" possam ecoar.
_____
não há muito mais o que se relatar sobre o filme. seria entregar demais a história contada nele. o interessante é assisti-lo, é conhecer como duas vidas opostas podem se unir, apesar de tudo e de todos. é, principalmente, mais uma vez se deparar com a força da contação de histórias na formação das pessoas.
_____
í.ta**

5 comentários:

Regina Carvalho disse...

Deste filme só gostei do final, justamente quando o Roberto Carlos real aparece. O resto é uma mitificação fdp em torno das possibilidades de cada um na vida, argh! Pra cada um RC, milhões de outros sem oportunidade alguma, sem nenhuma sorte...O "baseado em fatos reais" serve apenas pra dar credibilidade, como sempre: é um viés muito torto, e demagógico, como pedagogo gosta!
bj

Regina Carvalho disse...

Sisquici: gostei do final, porque ele é bom demais na contação de histórias! Quase furei o dvd, de tanto repetir aquele trecho!

Eduardo Silveira disse...

sugestão mentalmente anotada!

Rubens da Cunha disse...

sou do partido da Regina, o filme me irritou em certos pontos :)

abraços

Cultivador de Lagartas disse...

Vou atras desse filme hoje mesmo.
Uma ótima dica.