terça-feira, 27 de outubro de 2009

a leitura em grupo

artigo publicado por mim no jornal "hoje", que circula em jaraguá e região.
não sei se publicaram hoje, ou se publicarão amanhã.
não estou lá pra ver. não há edição on-line.
o título do artigo é o título do post.
_ _ _ _ _
Finalizei, na semana passada, um Círculo de leitura com alunos do Ensino Médio de uma escola particular da cidade. Um Círculo iniciado há dois meses, com o qual foi possível ter seis encontros quinzenais, cada um com mais ou menos uma hora e meia de duração, em que realizamos leituras de alguns textos literários. Um Círculo cuja proposta era a de nos reunirmos para ler. Somente. Ler e conversar sobre o que foi lido. Ler em voz alta, ler em grupo. Porque a leitura também pode ser um movimento de interação, de conversa, de ler-junto.
A ideia de desenvolver um Círculo de leitura me acompanha há bastante tempo. Tentei reunindo pessoas próximas a mim, participando de outros grupos, mas sem efetivar o movimento. Até que me foi possível colocar essa ideia em prática desenvolvendo uma pesquisa de iniciação científica pela universidade na qual estudo.
O meu objetivo em fazer um movimento como esse é o de despertar a sensibilidade crítica dos estudantes para o texto literário. É o de colocá-los em contato com o texto literário, com a literatura, apresentando-lhes alguns textos escolhidos a dedo, e proporcionando a eles um pensar mais cuidadoso sobre o que é, ou pode ser, a literatura: o que significa ler um texto literário? De que forma ele mexe com o leitor? O que é, ou pode ser, ser leitor, de fato? Como nos assumimos e nos posicionamos como leitores?
E o gratificante não é somente o ato de ler em conjunto, de fazer a leitura circular pelo ambiente, de senti-la não só com os olhos, mas também com os ouvidos. O gratificante é perceber o quanto as pessoas se reconhecem no texto literário, o quanto elas passam a se conhecer de outra forma em função desse contato diferenciado com a literatura. O gratificante é se deparar com dizeres assim dos estudantes envolvidos com o Círculo: “O Círculo de leitura transformou-me em um novo tipo de leitor”. Objetivo alcançado, então.
_ _ _ _ _
í.ta**

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ítalo, sua jornada com a leitura penso que é muito, muito importante. Ensinar a ler, ensinar a ler com prazer. parabéns pelo teu trabalho!
Abração,
Denise

Gabriel Gómez disse...

Leitura, ahhh a leitura...Reeduquemos nossa percepção, acendamos e apuremos os sentidos, degustemos a palavra na boca...
Parabéns por tua "missão"!