quinta-feira, 29 de outubro de 2009

em maringá: dois

a cidade de maringá é uma daquelas cidades projetadas, cuidadas, feitas sob certo controle.
é bonita, é arborizada pra caramba, é limpa.
o oposto de campinas, onde estive em julho.
é um prazer caminhar por aqui, seja de dia, seja de noite.
_______
o congresso, VI epcc (encontro internacional de produção científica cesumar) é bastante abrangente. tem coisa pra tudo quanto é área do conhecimento. o que não significa que seja tão interessante assim, não. afinal, não é possível abraçar o mundo. e, sendo assim, é lamentável eu não ter conseguido acompanhar as apresentações orais relacionadas a letras pelo fato de essas apresentações terem ocorrido no mesmo horário da minha apresentação.
_______
a apresentação, em si, foi boa. foi tranquila, foi segura, foi interessante a quem tava assistindo. fizeram perguntas, colocações. enfim, houve uma boa interação.
porém, a desorganização do evento foi enorme no momento da minha apresentação.
________
inscrevi-me para apresentar como "grupo de discussão". mas acabei apresentando como "comunicação oral". porém, preparei-me para um grupo de discussão. ou seja, uma fala diferente, com um enfoque diferente, com um tempo calculado diferente. e na hora tive que me virar para apresentar como sendo uma comunicação oral: falar dez minutos, e mais cinco de perguntas. e o mediador da minha sessão, um arrogante de um professor da cesumar, quis transferir a responsabilidade para mim. neguei. deixei claro meu descontentamento com essa mudança, por não ter sido avisado de que a apresentação seria com retro-projetor ou data-show.
_____
apresentei somente de forma oral. falei sobre minha pesquisa. falei com propriedade, com segurança, com clareza. ao contrário de três apresentações que ocorreram na mesma sessão da minha. três apresentações com uso do tal do retro-projetor. três apresentações horrorosas!
____
mas também houve boas apresentações nessa sessão. todas sem uso de nenhum recurso. só no gogó. bem faladas, bem explicadas, bem contextualizadas. e as conversas oriundas dessas apresentações, da mesma forma boas e interessantes.
_____
dos males o menor. mas ficou muito forte o sentimento, da minha parte, de descontentamento com tal desorganização.
_____
e, como as apresentações relacionadas a letras, leitura e literatura já foram todas hoje, amanhã aproveitarei bem meu tempo no congresso para estudar, para escrever, e para, quem sabe, assistir a algumas comunicações da área de jornalismo.
_____
no mais, é aproveitar esse clima maravilhoso que faz em maringá. andar, andar, andar.
assim que voltar a jaraguá postarei umas fotos aqui. merece, tamanha beleza.
____
ítalo.

Nenhum comentário: