domingo, 13 de setembro de 2009

os versinhos deixados pela rê

costumo trocar muitos e-mails com a regina carvalho, a regininha, ‘fessora de jornalismo aposentada da ufsc, cronista, escritora, e gente da maior humildade e sabedoria.
_______são assuntos diversos. quer dizer, nem tão diversos assim. quase sempre sobre leituras e escritos que damos conta. costumamos dividir nossas produções, nossas leituras, um enviar para o outro, dando a cara a tapa, e sendo sinceros nos retornos. coisa mais boa de se fazer! e também agora temos um livro pra sair, escrito em parceria. um livro didático de crônicas, somente com cronistas catarinenses (que ou nasceram aqui, ou moram e produzem aqui no estado), em que selecionamos três crônicas de cada cronista (são 31 cronistas ao total. é isso, rê?), fazemos as análises dos textos como crônicas que são, e propomos algumas atividades didáticas de leitura, escrita e reflexão. ficou lindim, como diz ela. tá pra sair, após tantas reviravoltas com editoras e editais. aguardamos e confiamos, pois agora.
___________e a regininha sempre assina seus e-mails com alguns versos de alguns escritores, compositores, coisas assim. e agora é que tenho prestado mais atenção a esses versinhos. são sempre diferentes. vem sempre dois só, no máximo três. coisas mais lindas! coisas que só poderiam vir da rê.
______
garimpei alguns desses versinhos, pra mostrar a belezura deles. e, como ela tá na fase de escrita do livro sobre o joão bosco, há muitos dele.
tão aí, ó:
_ _ _ _ _
"Se o tédio me assaltar
Palavra me socorre".
(Os Bosco, João e Chico)
_______
"A vida é longe
não conheço outro atalho".
(Os Bosco, João e Chico)
_________
"O amor só é bom se doer".
(Baden/Vinicius)
_____
"Não vou pro céu, mas já não vivo no chão
Eu moro dentro da casca do meu violão".
(JB/Aldir Blanc)
________"Tenho vontade de esquecer de mim
E nesse instante me apagar
No branco sal do mar".
(Os Bosco, João e Chico)
__________"Quero fechar a ferida
Quero estancar o sangue
E sepultar bem longe
O que restou da camisa
Colorida que cobria minha dor".(Paulinho da Viola - Para um amor no Recife)
________
í.ta**

5 comentários:

Sapinha Ilhoa disse...

Ora, que bonitinho teres guardado as assinaturas!
Esta de Baden e Vinicius entrou porque vai servir de introdução pra análise de "Coisa Feita",do João e do Aldir...
bj aí pra Xarraguá!

Ale disse...

Ítalo... adorei os versinhos, quando lidos nos remetem a diferentes sentimentos...Ale

Ale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ah! Adorei Italo, samba é samba!
Beijos

Amanda

Território Nenhum disse...

Maravilha! Adoro todos esses compositores, principalmente os Boscos.

Valeu Ítalo