quarta-feira, 19 de agosto de 2009

o soco segundo

a aula de hoje à noite demorou para começar.
ainda bem que eu sempre ando com um livro a mais do que planejo ler.
sempre contando com uma sobre de tempo que me permita
tal extravagância.
______
e hoje deu certo.
aí, após ter lido o livro da angélica,
eu me debrucei sobre o
"tratado geral das grandezas do ínfimo",
do manoel de barros.
_________
e parei de respirar por alguns segundos, sim.
______________
_ _ _ _ _
primeiro que na orelha do livro, escrita pela ana miranda,
ela já prenuncia: "Você sentirá as inexplicáveis explicações
que desexplicam o absurdo de ser, ou de se desachar que é".
_______
que coisa mais maravilhosa, não?!
__________
aí, fui para os versos do manoel.
e o encanto foi ainda maior:
(e eu coloco aqui só os curtinhos,
para não cansar. há poemas inteirinhos
de uma beleza só).
__________
_ _ _ _ _
"Porque os passarinhos precisam antes de belos ser
eternos",
do poema "de passarinhos", p. 13.
__________
"Para mim poderoso é aquele que descobre as
insignificâncias (do mundo e as nossas)",
do poema "poema", p. 19.
_________
"Tributo a J. G. Rosa
____
Passarinho parou de cantar.
Essa é apenas uma informação.
Passarinho desapareceu de cantar.
Esse é um verso de J. G. Rosa.
Desapareceu de cantar é uma graça verbal.
Poesia é uma graça verbal", p. 23.
_______________
"Há um comportamento de eternidade nos caramujos",
do poema "os caramujos", p. 31.
____________
"Eu, por certo, não saberei medir a importância das
coisas: alguém sabe?
Eu só queria construir nadeiras para botar nas
minhas palavras",
do poema "sobre importâncias", p. 35.
__________
"Como não voltar para onde a invenção está virgem?",
do poema "ascensão", p. 41.
_____
"O dia estava
em condições de boca
para as borboletas",
p. 57.
________
"Palavras
Gosto de brincar com elas.
Tenho preguiça de ser sério",
p. 59.
_________
"Poeta
é uma pessoa
que reverdece nele mesmo",
p. 60.
_________
estes três últimos são da segunda parte do livro,
"O livro de Bernardo",
com poeminhas assim curtinhos,
de três versos.
______
por enquanto, então, é só.
amanhã, se tempo tiver,
engato "bagagem", da
adélia.
_____
tudo ao seu tempo.
_______
í.ta**

2 comentários:

Regina Carvalho disse...

Me desachei de novo no Maneca, que lindo!
brigadinha, Italo!

Elaine Lemos disse...

Ah! e por curiosidade, como me achou?