domingo, 23 de agosto de 2009

bandeira

li os “50 poemas escolhidos pelo autor”, do manoel bandeira. éÉ uma edição lindíssima, feita pela cosacnaify, que costuma mesmo fazer edições muito bem trabalhadas. o bandeira é clássico. e ainda mais um livro com os 50 melhor poemas, escolhidos por ele, fica mais clássico ainda. portanto, apenas reli muito do que eu já havia lido espalhado por aí. poemas como “Os sapos”, “Vou-me embora pra Pasárgada”, “Lua nova”, “O último poema”, e “Momento num café” estão ali.
_______
e foi muito bom, foi gostosa a leitura. os poemas apresentam muito das onomatopeias utilizadas por ele. muito da crítica ácida das palavras bem escolhidas. e para lê-lo é preciso ter conhecimento do período histórico e literário no qual ele produziu tais poemas. há muito daquela época em seus escritos. não é possível lê-lo e compreendê-lo sem tal contextualização.
_____e essa edição fica ainda mais rica com o cd que ela traz. um cd com vinte e nove poemas lidos pelo manoel bandeira. são lindíssimos! vale à pena ter um livro desses, tamanha beleza e cuidado.
_____deixo aqui um dois que eu acho lindíssimos e tão simples e tocantes.
_ _ _ _ _
“O último poema
_________Assim eu quereria o meu último poeam
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionistas
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação” (p. 35).
_ _ _ _ _
“Irene no céu
___________Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
____Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença”. (p. 31)
_________í.ta**

2 comentários:

Eduardo Silveira disse...

Ítalo!

dia desses vc falou da mina escrita constante, agora eu devolvo o elogio:

Esse blog estám à toda, hein.
Está sempre no topo da minha lista de leitura, sempre atualizado.

E boas postagens!
Bandeira, não há nem o que falar dele. Maravilhoso.

Inté!

Canteiro Pessoal disse...

Ítalo. Amei seu conteúdo e me identifiquei em seu perfil quando é relato sua formação em Educação Inclusiva. Creio que vou aprender muito por aqui e se permites já estou te linkando para não perdê-lo de vista. Voltarei aqui!

Abraços!

Priscila Cáliga