sexta-feira, 7 de março de 2008

O ler 4


"Ler é gestação. Esperar que se desvele o signo. Clarividência. Ver o mundo no texto, ver-se na inteireza do corpo. Ler é traduzir-se em palavra. Ir contra o barulho das televisões. Optar pelo silêncio.
(...) Ler de verdade ainda é resistir. Recolher-se na utopia de que a literatura salvará o mundo. De que a poesia retornará a seu rio primeiro: ser o fio condutor das gerações. Ocupar o papel da história. Ler é abrir-se: leque arrefecendo o rosto da liberdade. Quem lê renasce sempre melhor, amplo nas decisões, mais largo nos caminhos. Quem não lê ouve e segue: cordeiro.
(...) ler é um ato de luta contra as imagens prontas. Tudo se apresenta mastigado, condensado. Ler é o trabalho de construir imagens. Árduo. São suores por sobre a alma. Ler é combater. É recomeçar, mesmo ferido, mesmo estilhaçado pelo cotidiano, pela falta de tempo. Ler é cavar nas horas um buraco e lá plantar-se.
(...) A leitura nos propõe o trabalho dos sentidos: gratuito, militante, voluntário, por vezes quase escravo. Ler é doar-se em solidariedade consigo mesmo. Ler é difícil".

(Rubens da Cunha, A leitura: poeticidades e sonhos, presente no livro "Aço e Nada", 2007, p. 166).

Í.ta**

6 comentários:

Mezik disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ita eu tenho esta obra do Rubens,"Aço e Nada" mas ainda não comecei a lê-la.
Seus posts sobre o LER vão provocando a gente...
Estou terminando "o Casa de Paragens".
Vou deixar aqui o link onde publiquei a "Ladainha das Malditas"
ilustrada com um ensaio de bôca da
Regininha Carvalho, para homenagear a todas as mulheres do mundo:http://www.riototal.com.br/mulher/mulher28.htm
Abraço grande da Fatima de Laguna.

Atriz disse...

"Ler é o trabalho de construir imagens."

Estou começando a amar Rubens da Cunha. Amor à primeira leitura...


bjs, Gisele
www.inventandoagentesai.blogspot.com

Rubens da Cunha disse...

hehe,
vão pensar que eu te pago uma comissão por tanta citação :))
alias, vc deveria é me cobrar mesmo, tá me arranjando mais leitores do que eu próprio :)

mais uma vez obrigado

Akinogal disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Atriz disse...

Djavan não leva ao suicídio dependendo do contexto do texto...

Obs.: em resposta ao seu comentário no meu blog. Obrigada pela visita.

bj,Gisele